quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A Fortaleza - 1986



Por Jason

O filme A fortaleza (posteriormente chamado de Sequestrados) traz o drama de um povoado que, num belo dia, tem a pequena escola da cidade invadida por um bando de sequestradores mascarados. Os alunos, nove no total, de diferentes idades, e a professora de classe são sequestrados e colocados em uma van. Todas elas são levadas para dentro de uma caverna dentro do mato - a ideia é negociar o resgate e assim obter dinheiro para o bando.

Não bastasse o terror da situação, a professora ainda sofre com os abusos dos sequestradores e tenta evitar demonstrar fraqueza para as crianças. Ela precisa lidar não só com os bandidos, mas também com as crianças, com personalidades diferentes, teimosas e tagarelas, com o racionamento de comida e com toda a complicada situação, organizando uma saída. Aos poucos, a turma começa a tramar a fuga liderada pela professora. O grupo tem uma vantagem: um dos meninos sabe usar armas, já que conseguiu caçar uma raposa que vivia caçando as galinhas de seu quintal. 

A primeira tentativa dá errado devido a própria ingenuidade das crianças. A segunda devido ao peso da pedra que veda a caverna e os impossibilita de sair. O grupo improvisa lanternas com o que a professora conseguiu levar da escola no momento do sequestro e com o que tem em mãos, conseguindo achar uma saída da caverna. Ao procurarem ajuda em uma casa, acabam sendo pegos novamente pelos sequestradores e trancafiados em um celeiro. É a partir daí que o filme realmente começa a mostrar a reação do grupo aos sequestradores.

Fortaleza marcou a infância de muita gente - o filme é conhecido das sessões da tarde da tv aberta. É um filme simples, direto, um misto de thriller e aventura que ainda consegue agradar os mais jovens. O filme é eficiente em esconder as identidades dos sequestradores, pois todos usam máscaras até o final. O grupo consegue identificar seu líder através das ações deste, um recurso interessante do roteiro. Há um teor arrojado de violência (personagens são assassinados, um é decaptado, crianças são feridas), situações de tensão extrema envolvendo os pequenos (a sequência da caverna, a da fuga do celeiro, coisa rara de se ver hoje em dia) e há também o que se relevar. 

Trata-se de um filme da década de oitenta, feito na Austrália, com trilha sonora datada e ainda a indefectível cara de telefilme da época. Algumas atuações nem sempre convencem - as crianças, no entanto, parecem se divertir. Falta também uma melhor exploração dos personagens, no sentido da transformação ocorrida com eles (crianças são forçadas a virarem assassinos) e o epílogo é desnecessário.

Cotação: 3,5/5

2 comentários:

  1. vi bastante esse filme. Devo dizer que os sequestradores tem um péssimo gosto pra disfarces(até os traficantes se disfarçam melhor só com camisas pra cobrir o rosto), e o líder é muito esquentado.

    ResponderExcluir
  2. vi bastante esse filme. Devo dizer que os sequestradores tem um péssimo gosto pra disfarces(até os traficantes se disfarçam melhor só com camisas pra cobrir o rosto), e o líder é muito esquentado.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...